Como gerir seu tempo sem abrir mão da família.

Gestão de tempo para mulheres que querem ter sucesso profissional sem abrir mão da família 

Provavelmente conciliar carreira e família é uma das coisas mais batidas que ouvimos por aí enquanto mulheres.

Pode até parecer um assunto clichê, mas a verdade é que só quando nos vemos no impasse de cuidar da família e continuar no nosso rumo profissional é que sentimos toda a “carga” dessa famosa dupla jornada e começamos a nos perguntar o que fazer.

Esse post tem como objetivo principal te dar algumas “luzes” e dicas para que você consiga administrar bem o seu tempo e conseguir ser o melhor que você pode ser em casa e no trabalho.

Eu sempre gosto de lembrar que é possível sim ter uma carreira de sucesso e uma vida familiar maravilhosa.  Apesar de ainda não ser totalmente ‘fácil’ dar conta de tudo e exigir bastante dedicação de sua parte, é absolutamente possível!

Balancear vida familiar e carreira é um desafio pessoal, e o que funciona para uma mulher pode não funcionar para outra. Isso acontece porque cada família tem seu jeitinho, seus horários, seus membros com características muito particulares. O certo, no entanto, é que há um conjunto de temas e dicas que podem ajudar muito a todos a navegar essas águas desafiadoras: divisão das responsabilidades em casa, ajuda externa no cuidado das crianças, uma empresa acolhedora e compreensiva…

Também é preciso ter ciência de que todo os passos que damos precisam ser conversados e decididos com calma, com honestidade e humildade entre nós e nossos parceiros de jornada. Equilibrar e definir prioridades junto com outra pessoa requer uma boa dose de flexibilidade e carinho também, por que não?

As dicas que eu trago para você nesse post são inspiradas em situações reais, na minha própria vida e também nos estudos da revista americana Parents. Espero que sejam úteis a você. Lembre-se que você deve adaptar o que te serve e o que “funciona” na sua vida. Não há receita mágica, bem que eu gostaria de dizer o contrário.

Resultado de imagem para mulher feliz com a familia

Antes de qualquer coisa, tenha calma!

A blogueira e apresentadora americana Robyn Moreno diz que sempre que é perguntada sobre como ela consegue equilibrar vida pessoal e carreira, ela diz que num primeiro momento, quando os filhos são pequenos, não se pode focar em “vencer a corrida”, e sim “diminuir o ritmo”.

Seu filho só vai ter seis meses uma vez na vida, e se você quer e deseja fazer parte desse momento, não se proíba nem se culpe. Diminuir o ritmo, manter a calma e só então começar a replanejar sua carreira e voltar ao “batente” faz parte da vida e é um direito seu. Vem sempre aquela pergunta: Juliana Dá para fazer tudo que quero? A minha resposta é: sim, não no mesmo tempo. É isso…

Está gostando? Entre para minha LISTA VIP e receba conteúdo exclusivo sobre Realização Profissional:

Quando se tem filhos, não se pode querer fazer tudo de uma só vez porque você pode se frustrar ao constatar que não consegue dar 100% de si em tudo.

Moreno também lembra que, no fim do dia, sua carreira ainda estará esperando por você. Seu filho, no entanto, está sempre crescendo e perder momentos importantes de sua vida pode ser realmente frustrante.

Organize-se

Depois que você realmente se sentir preparada para se dedicar a sua carreira novamente, chegou a hora da organização.

E a chave para se organizar é saber priorizar determinadas coisas e separá-las das coisas que podem esperar. Os especialistas sugerem que você divida sua lista diárias de afazeres em três seções distintas:

– coisas que precisam ser feitas imediatamente

– coisas que podem ser feitas durante a semana

– projetos a longo prazo ou projetos em andamento

Fazer uma planilha diária ou utilizar uma agenda é um bom começo para se manter “na linha” diariamente. Você pode ainda utilizar aplicativos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam se organizar de uma maneira rápida e moderna.

Tem aqui uma dica infalível, uma ferramenta que eu uso para gerenciar meu dia. Pegue uma folha de papel, primeiro defina três objetivos, depois defina o que precisa acontecer na sua semana ou no seu mês para você caminhar em direção a este objetivo. Por último definas cinco ações que você vai realizar no dia para atingir estes objetivos. Dúvidas? Me mande um e-mail que eu envio a ferramenta a você.

 Você é super humana

 Você não precisa ser uma heroína impecável que dá conta de tudo sozinha. Pelo contrário! Divida tarefas entre os membros da família (mesmo as tarefas mais simples e rápida). Recrute pessoas para te ajudar a manter a casa funcionando de verdade. Eu sempre digo que tenho os meus anjos, a minha equipe de apoio, são pessoas da minha família e amigos que eu posso contar.

Mantenha uma lista de afazeres em local visível na sua casa para que todos possam marcar compromissos e tarefas todos os dias.

Considere também a ajuda de outra mamãe que more no seu condomínio ou bairro, por exemplo: num dia você pode cuidar dos filhos dela, no outro, ela cuida dos seus, compartilhe carona para escola, um dia uma leva e a outra busca e assim por diante.

Escolhendo a escolinha

Quem não trabalha em casa ou não atua part time poderá precisar de ajuda especializada ou um local especial para deixar as crianças.

Eu sugiro que você pesquise bastante antes de escolher o local ideal para deixar seu filho. Pergunte a sua rede de amigos e família, peça referências de babás, escolinhas, etc. Faça visitas e aposte no local em que você se sentir segura, confiante e que tenha lhe passado boas sensações. Não há lugar certo ou errado. O certo para seu filho é aquela que você confia.

Ao se sentir segura de verdade, e saber que está tendo apoio você vai trabalhar muito alegre e confiante, sem medo e sem culpa!

 Vida de casal

Muita gente ainda comete o erro de achar que uma mulher bem sucedida profissionalmente não consegue construir um relacionamento duradouro ou ter uma família. Não caia nessa falácia.

Você pode – e deve! – manter o relacionamento com seu parceiro em dia, sair, passear, conversar e terem momentos de intimidade. Casados ou não, lembrem-se que é necessário e saudável que tirem algum tempo só para vocês dois.

E se o tempo anda escasso, trate de agendar esses encontros. Conheço casais que fazem questão, por exemplo, de separar determinado dia da semana para ficarem juntos. Usar o termo “agendar” pode parecer “frio” e nada romântico, mas não tem problema. Se em determinado dia vocês conseguirão se ver, ótimo! Reserve esse dia para vocês dois, como se fosse um compromisso profissional. Sim isso funciona, experimente na prática e verá o resultado.

Outras dicas rápidas e práticas para o dia a dia:

 Resultado de imagem para mulher trabalhando feliz

  • Deixe suas manhãs mais práticas, separando tudo o que precisa na noite anterior. Assim você evita correria com as crianças, roupas, material para o trabalho, etc.

 

  • Crie um calendário familiar em que todos podem fazer marcações.

 

  • Seja uma mulher conectada. Aproveite as facilidades atuais para se manter conectada com quem você ama. Além de comunicadores instantâneos e outras redes de chat e vídeo, existem ainda aplicativos que podem mostrar a todos da família onde o outro está, por exemplo.

 

  • Tenha disciplina. Evite distrações desnecessárias e aproveite o máximo possível seu tempo. Por exemplo: com um headset você consegue conversar com clientes enquanto faz outros afazeres em casa. A hora em que as crianças dormem pode ser um bom momento para checar e-mails.

 

  • Crie rituais familiares. Conversar todos os dias, por cinco minutos no carro antes de ir à escola ou após buscar as crianças, é uma ótima maneira de se inteirar do dia a dia delas e mostrar que você os ama e sente interesse pelo o que fazem.

 

  • Separe algum tempo mensalmente para sair sozinha ou fazer algo que adora. Ir às compras, ao salão de beleza, ler um livro, sair com as amigas, assistir alguns episódios de uma série… não importa a atividade, procure encaixá-la em sua agenda regularmente. Essas “pausas” repõem as energias e te fazem ficar muito mais produtiva.

 

Cuidar da carreira e da vida familiar é desafiador, mas com certeza vale muito a pena. Lembre-se de respirar fundo a cada novo dia e mentalizar que você é capaz, que está fazendo o que pode e que, a cada dia que passa, você fica melhor no que faz. Aproveite!

 

Solicite encontro Gratuito onde vou auxiliar Você a encontrar um trabalho que Ama e ser bem remunerada por isso sem abrir mão da Família.

Se você gostou deste texto, deixe abaixo seu comentário.

Pode também compartilhar com outras mulheres.

Abraço carinhoso,

Juliana Mulato

Fonte: http://www.parents.com/parenting/work/life-balance/moms-balance-work-family/?slideId=45721

Site da Robyn Moreno: http://robynmoreno.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *