O mito do Equilíbrio – 5 dicas poderosas

“Como vou dar conta da minha carreira e vida pessoal com equilíbrio?”.

Enquanto mulher, você talvez já tenha se flagrado pensando em coisas deste tipo.

É como se houvesse uma obrigação moral em dedicar a mesma quantidade de horas para cada papel em sua vida.

Resultado de imagem para mulher na corda bamba

A sensação de estar “fazendo tudo errado” e se dedicando menos do que deveria ao que realmente importa pode ser frustrante, debilitante e acomete cada vez mais mulheres.

É aquela velha história de querer abraçar o mundo e precisar fazer isso por igual, sem se permitir um pouquinho de “desequilíbrio”.

Sabe quando somos crianças e pintamos um desenho deixando que o lápis de cor saia um pouquinho da linha indicada?

Sabemos que o desenho continua bonito e o resultado final é mesmo uma graça, mesmo que tenhamos permitido esse pequeno desequilíbrio.

Nada altera o final da sua obra de arte. Isso vale também se você tem filhos pequenos e se orgulha de quando eles te mostram algo que fizeram sozinhos. Pode não estar perfeito, pode ser que haja algumas coisinhas para consertar… Mas quem disse que você se importa?

Ao olhar aquela coisinha linda que ele fez a única coisa que você se permite fazer é sorrir, elogiar o esforço e se orgulhar.

É esse o tipo de coisa que eu quero que você aplique para a sua vida de agora em diante e nesse post vamos conversar um pouquinho sobre isso.

Quero deixar bem claro para você, no entanto, que eu não estou incentivando o erro, a zona de conforto, a falta de desafios. Claro que você pode e deve tentar sempre fazer o seu melhor.

O que quero deixar claro que existe e depois derrubar com você esse tal mito do equilíbrio perfeito.

Isso não existe num dia com 24 horas e muita coisa a se fazer na vida de uma mulher empoderada, boa profissional e parte de uma família.

É possível sim fazer tudo acontecer sem que você divida em partes iguais para cada papel em sua vida.

Não é “obrigatório” nem benéfico imaginar que você precisa atuar exatamente igual em todos os âmbitos de sua carreira e vida familiar.

Porque se você não consegue aquilo que considera “perfeito” acabará se frustrando e ficando muito triste.

Está gostando? Entre para minha LISTA VIP e receba conteúdo exclusivo sobre Realização Profissional:

Desafios…

Resultado de imagem para desafios da mulher

Embora a mulher atual tenha mais acesso à informação do que qualquer outra do passado, ter uma vida feliz, saudável e com uma carreira estável pode parecer realmente desafiador.

No entanto, determinadas coisas não podem faltar no seu dia a dia.

Segundo a terapeuta americana Carin Goldstei, especializada em família, é importante para cada mulher entender sua própria jornada e caminho a seguir, além de encontrar o equilíbrio em sua vida.

No entanto, encontrar esse equilíbrio não precisa ser algo “engessado” e difícil de lidar.

Por exemplo, conhece aquela máxima “qualidade é melhor que quantidade?”. Pois é! Pode parecer manjado, mas a qualidade do seu tempo é muito mais importante do que as horas e horas que você gasta.

 

Planos e anotações

 

Vamos fazer juntas agora um exercício muito simples: quero que você separe suas horas uteis do dia. Leve o tempo que precisar e seja super honesta consigo mesma, ok? Anote em um papel:

– tempo no trabalho

– tempo em casa com a família

– tempo com afazeres diversos

– tempo gasto com alimentação / academia

Por mais que você queira estabelecer a mesma quantidade de horas para todas as atividades normais da sua rotina. Não vai ser possível contemplar a tudo e a todos da mesma forma. Isso sem falar nas mulheres que precisam fazer ainda mais coisas todos os dias e semanas.

Ao retornar para sua lista, verifique agora o que você pode fazer para otimizar esse tempo.

Como você pode dar o seu melhor e estar presente no trabalho ou no tempo com os filhos, marido ou namorado, por exemplo. Quanto tempo você tem reservado para as amigas? Para hobbies que te fazem feliz?

Mesmo que seja pouco tempo, pouquinho mesmo, eu espero que eles figurem em sua lista. E você não deve se sentir culpada pela quantidade de minutos e sim preocupada em torná-los únicos, inesquecíveis e relevantes em sua vida e na vida das pessoas que você ama.

 O que não pode faltar na sua vida…

Resultado de imagem para mulher feliz

A seguir você confere algumas dicas básicas de pequenos gestos e ações que você não deve deixar de lado, mesmo focando em sua carreira. São coisas simples, mas importantes para te manter saudável e ativa sempre.

As dicas são baseadas nos artigos da Carin Goldstei e também no que eu ouço e tenho aprendido todos os dias com as mulheres com quem converso.

 Está gostando? Entre para minha LISTA VIP e receba conteúdo exclusivo sobre Realização Profissional:

  1. Namoro e vida sexual

Não abra mão de viver sua sexualidade da melhor maneira possível. Tenha sempre um tempinho para seu relacionamento e para se fazer presente na relação. Mostre-se disposta a dar o melhor de si quando estiver com alguém. Permita que a outra perceba que, embora você passe bastante tempo fora e tenha um foco muito grande na carreira, você sempre estará ali.

 

  1. Lembre-se de dormir bem

Jamais abra mão do seu descanso merecido. Ele é mais do que importante para repor energias. A privação de sono é extremamente prejudicial à saúde.

 

  1. Exercício e boa alimentação

Lembre-se de se exercitar, comer bem e cuidar do seu corpo. A famosa autora Louise Hay vendeu milhões de livros e palestras promovendo a ideia de que você é capaz de curar sua vida. Apenas cuidando da alimentação e mantendo pensamentos saudáveis.

Acreditando nisso ou não, uma coisa é inegável: o que você consome é primordial para te manter saudável e ativa de verdade.

 

  1. Atividades Mentais Estimulantes

Lembre-se de cuidar de sua mente também. Assim como exercícios físicos são um excelente meio de se manter saudável, fisicamente falando; o cérebro também precisa de estímulos: seja por meio do próprio trabalho ou hobbies criativos e desafiadores. Mantenha-se em dia com esse tipo de atividade, mesmo que seja por pouco tempo semanalmente.

 

  1. “Play time!”

Não são apenas as crianças que precisam de brincadeiras. Adultos também!

Permita-se alguns momentos de lazer espontâneo e divertido, além de experiências inovadoras e que te façam relaxar ou pensar em outras coisas enquanto se distrai.

Após tudo isso, gostaria que você observasse com carinho e atenção cada aspecto de sua vida e entendesse definitivamente que você pode sim fazer o seu melhor da maneira que conseguir.

Afaste de você a culpa e a ideia do “equilíbrio perfeito”.

Balancear e cuidar de tudo é sim, importante. No entanto, suas atividades não podem ser fonte de tristeza ou frustração.

Lembre-se: você é única, importante e absolutamente capaz! E mesmo que em uma atividade com tempo reduzido, tenho certeza que estará promovendo sempre o seu melhor.

 

Solicite encontro Gratuito onde vou auxiliar Você a encontrar um trabalho que Ama e ser bem remunerada por isso sem abrir mão da Família.

Se você gostou deste texto, deixe abaixo seu comentário.

Se fizer sentido pra você, compartilhe com outras mulheres.

Com carinho,

Juliana Mulato

Pesquisa e fonte: http://www.yourtango.com/experts/carin-goldstein/10-basic-needs-women-healthy-and-happy-life

1 Comentário

  1. Vanessa

    Maravilhoso texto.
    Simples e com conteúdo esplêndido.
    Anotei minhas horas e realmente achamos que temos que dedicar o mesmo tempo pra tudo.
    Excelente !!!!
    Muito show.
    Obrigada pelas dicas e Compartilhar isso com todos nós.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *